História:
A galinha Maricota ,preparou um sanduíche: pão, milho, quirera e ovo.
Mas, quando ia comer a campainha tocou.
Era o bode Serafim, que olhou o sanduíche e exclamou:
- Vixe! Falta ai um capim.
Ai chegou Kim, o gato, cumprimentou a galinha, e vendo o sanduíche, palpitou:
- Falta a sardinha.
João, o cão, também veio com seu jeito de bom moço.
E educado sugeriu:
Coloquem nele um bom osso.
Sempre zumbindo agitada, chegou a abelha Isabel.
Olhou o esquisito recheio:
- Melhor se puser mel.
Da janela, ouvindo o papo, muito metido a bacana, falou, convencido, o macaco:
- Claro que falta banana!
- Banana? Sardinha?Mel?- era o rato Aleixo.
- Milho? Osso? Capim?- Argh!!!
- Vocês esqueceram o queijo!
A brincadeira acabou quando a raposa Celina olhou para a Maricota e falou:
- Falta galinha.
Maricota ficou muito brava:
- Fora daqui, minha gente! - jogou fora o sanduíche e começou novamente.
Pão, milho, quirere e ovo. Como era pra ter sido.
Quem quiser que faça o seu com o recheio preferido.
Do livro de Sanduíche da Maricota de Avelino Guedes.
Editora Moderna
1-Sugestões para a leitura do livro
- Apresentar a capa e discutir a hipóteses das crianças sobre o titulo do livro, refletindo o conteúdo da gravura.
- Anunciar o titulo e incentivar as crianças sobre quais ingredientes uma galinha gostaria de colocar em um sanduíche? Por quê?
Questionar como se monta um sanduíche.
- Ler a história permitindo sempre a antecipação de sua sequência pelas hipóteses das crianças.
- Reler a história até que elas sejam capazes de reproduzi-lá com apoio de gravuras.
- Propor que cada criança eleja um personagem para confeccionar um fantoche e organizar a turma em grupos pra a dramatização da história. A gravura do personagem pode ser dada pelo professor após a seleção da criança, onde ela pinta, recorta, colando num palito ou saco de papel para a confecção do fantoche. As crianças maiores podem elas mesmas podem produzir o desenho do fantoche. O professor deve incentivar a escrita espontânea do nome do animal escolhido e cada criança pode fazê-lo no verso de seu fantoche.
- Propor que desenhem a parte que mais gostam na história.
2- Sugestões de atividades:
- Discutir com as crianças quais os sanduíches preferem comer, o que compõem um sanduíche.
- Propor a montagem de sanduíches imaginários com sucatas onde a criança descreve os ingredientes que utilizou e o professor registra.
- Organizar um lanche coletivo onde as crianças trazem os ingredientes selecionados por votação.
3- Os alimentos preferidos por cada animal e por mim.
- salientar na escrita sempre a letra inicial.
- Questionar o conhecimento que as crianças possuem a respeito dos animais e o tipo de alimento que preferem, além dos citados na história.
- Pesquisar alimentos preferidos de alguns animais nos quais o grupo revelou curiosidade.
- Organizar um painel da história com colagem ou desenho de animais pesquisados e dos seus alimentos preferidos.
- Organizar um painel sobre os personagens os animais da história coordenado os 5 elementos: o desenho do animal, seu nome, o nome próprio da história, o seu alimento preferido, o nome desses alimentos. Refletir quais desses alimentos cada criança prefere comer: desenhar esse alimentos,montar maquetes com argila ou massinha de modelar.
Jogo: As crianças dividem-se em seis equipes, cada equipe com uma trilha do pula nome em um saco com os 7 ingredientes do sanduíche. Um aluno por vez, de cada equipe, retira o ingrediente do saco, anuncia o seu nome, marca em cada tampinha uma bolinha de papel para cada sílaba oral anunciada neste nome. O jogo prossegue com um segundo colega de cada equipe retirando do saco o 2º ingrediente para ser nomeado prosseguindo o jogo da trilha.
Na última rodada, a professora solicita que as crianças antecipem o alimento que falta verificando se existe o nº suficiente de tampinhas para marcar os pedaços deste nome.
Relatório: O professor propõem que as crianças registrem o nº de pedaços (sílabas orais) de cada nome do jogo, colocando bolinhas de papel amassado e recorrendo a grafismo( desenhos). Após , a pergunta quais os nomes que tem o mesmo tanto de pedaços no jogo: qual tem menos pedaço: quais tem mais pedaços?
4- Jogos lúdicos-matemáticos
Montando o sanduíche da Maricota
Material: 6 maquetes com as fatias de pão para a montagem do sanduíche, 6 coleções com 7 ingredientes da história, dado com as quantidades.
Introdução: dividir a turma em 6 equipes de crianças. Cada equipe recebe uma maquete com base do sanduíche e explora-se a interação espontânea dos grupos com os 7 ingredientes, incitando-os a classificar os ingredientes, relacioná-los com os personagens da história, ordenando conforme a sequência da história, para a montagem do sanduíche. Encorajar a reprodução oral da história com o uso da maquete pelas equipes.
Jogo: propor que cada equipe irá comprar os setes ingredientes com o auxilio do dado, para a montagem de sanduíche, pagando cada ingrediente com uma moeda. Incentivar a organização da loja, classificando os ingredientes em 7 bandejas e solicitar que cada equipe tome para sim o nº de moedas necessárias para sua compras. Propor a ordenação das bandejas com os ingredientes da loja, segundo a sequência lógica da história: Qual será o primeiro ingrediente que iremos comprar? Por quê? E depois? No decorrer do jogo,questionar a atividade das crianças:
Quantos ingredientes dado manda comprar? Quais os ingredientes que serão comprados? Por quê? Quantos ingredientes ao todo a equipe já comprou? Quantos ingredientes falta para comprar e quais são? Quantas moedas a equipe já deu para loja? Qual equipe comprou mais ingredientes? Quanto precisa cair no dado para completar o sanduíche?
Jogo da memória: animal x alimento preferido
Material: 9 coleções de cores diferentes contendo seis pares com o animal e seu alimento preferido.
Introdução: O professor seleciona seis pares: animal x alimento, analisa com o grupo,na rodinha, a formação dos pares da história Maricota e simula com o grande grupo o jogo da memória até a formação dos seis pares. Propõem que este jogo será jogado em duplas. As crianças elegem seus companheiros de jogo e o professor dispõem de todas as nove coleções de 6 pares para que, na rodinha os cartões pela cor e sorteiem a cor que cada dupla irá jogar.
Num primeiro momento, o professor fica atendo as formas espontâneas de interação de cada dupla de criança. Após o domínio da regra o professor sugere que cada par constituído no jogo seja marcado com uma ficha ou tampinha: a tampinha marca o ponto ou o par obtido um ponto para cada par ( relação uma ficha para dois cartões). No decorrer do jogo, o professor questiona : Quantos pontos cada um já fez? Quantos cartões ao todo cada um possui? Quem ganhou o jogo? Quem perdeu? Por quê? Quantos pontos era ainda preciso fazer para empatar com o colega que ganho?
Jogo do puma - nome
Material: seis trilhas com dezesseis tampinhas e dezesseis bolinhas de papel amassado para marcar os pulos dos nomes em cada trilha. Para cada equipe, uma coleção com o 7 ingredientes do sanduíche, escondidos num saco para o sorteio.
Introdução: O professor explora com o grupo a quantidade de sílabas, orais dos nomes dos setes ingredientes do sanduíche. Para tanto as crianças batem palmas ao nomear os ingredientes, quantificam correspondente um dedo da mão para cada sílaba anunciada no nome e pulando cada sílaba deste nome. O professor pode propõem que as crianças marquem com as fichas o nº de pulos (sílabas orais ) que foi possível dar em cada nome. Por exemplo, analisando o nome "banana", as crianças separam três fichas devendo fazer a correspondência oral:
BA NA NA
O professor pode questionar o que fala a ficha (apontando para a 1) e Qual ficha fala "Ba"?
Quantos pedaços tem este nome?
Anexos:
Atividades:
Obrigada foi bom encontrar o teu material.
ResponderExcluir