O professor ao dar um jogo tem que ter um objetivo e não apenas dar o jogo para ocupar as crianças. Os jogos podem ser dados para o auxilio de uma matéria, uma aprendizagem de forma lúdica.
Dicas de Jogos:
Quebra cabeça
Objetivo:
Procurar desenvolver na criança a capacidade de memorização rápidas de figuras, números conteúdos, etc.
Material:
- cartolina ou papel cartaz( para endurecer as peças);
- folha de oficio;
- MUC
Montando o jogo:
Apos os conteúdos selecionados escrevê-los em folhas de oficio. Depois colocar as peças recortadas nos pedaços de cartolina ou papel cartaz. Desenhar em uma folha de oficio o tabuleiro, reproduzindo as peças desenhadas na cartolina ou papel cartaz.
EX:
Regras do jogo:
Distribuir os quebra-cabeças nos grupos em que a turma foram dividida. Pedir que os grupos montem os quebra-cabeças. Vence quem montar primeiro.
Batalha Naval
Objetivo:
Desenvolver na criança um pensamento mais rápido, devido ao tempo em que as crianças tem para resolver as questões introduzindo assim de uma maneira gostosa o conteúdo das séries.
Material:
- papel pardo;
- caneta hidro-cor;
- papel colorido ou envelopes;
- canudos ou palitos de pecolé;
- cola e tesoura.
Montando o jogo:
No papel pardo, fazer a tabela de letras e números.
- A tabela ficará presa ao quadro com envelopes e dentro de cada envelope conterá a pergunta e a resposta.A turma será dividida em dois grupos.
Regras do jogo:
O professor entregará canudos que indicarão pontos aos grupos, cada grupo escolherá uma letra e um número.
Ex: 1A, 3B...
O professor abrirá o envelope correspondente e dirá a questão, o grupo tentará responder. Se o grupo acerta entregará um canudo ao professor, se errar vai pegar um canudo do grupo vizinho. Ganha o jogo o grupo que se livrar de todos os canudos ou tiver o menor números de canudos.
OBS: Este jogo pode ser aplicado na 2ª, 3ª, e 4ª série, devendo apenas haver mudanças de acordo com série e elaborar questões fáceis ou um pouco mais complicadas também de acordo com a série.
- A tabela ficará presa ao quadro com envelopes e dentro de cada envelope conterá a pergunta e a resposta.A turma será dividida em dois grupos.
Regras do jogo:
O professor entregará canudos que indicarão pontos aos grupos, cada grupo escolherá uma letra e um número.
Ex: 1A, 3B...
O professor abrirá o envelope correspondente e dirá a questão, o grupo tentará responder. Se o grupo acerta entregará um canudo ao professor, se errar vai pegar um canudo do grupo vizinho. Ganha o jogo o grupo que se livrar de todos os canudos ou tiver o menor números de canudos.
OBS: Este jogo pode ser aplicado na 2ª, 3ª, e 4ª série, devendo apenas haver mudanças de acordo com série e elaborar questões fáceis ou um pouco mais complicadas também de acordo com a série.
Bingo
Objetivo:
Desenvolver o raciocínio rápido.
Material:
- cartolina;
- saquinho;
- caneta hidro-cor;
- tesoura;
- material para marcar
Montagem do jogo:
Cortar uns 50 quadradinhos e neles colocar colunas.
EX: 1+5,1/2...
Fazer cartelas, dividindo um retângulo em doze partes. E em cada parte colocar respostas de uma questão solicitada nos quadrinhos.
Ex: Bingo de frações
Regras:
O professor entregará uma cartela para cada aluno ou para um grupo. Contará as peças que vai tirando de um saquinho em quanto isso os alunos que estiverem a resposta na sua cartela vai marcando. Ganha o jogo quem marcar toda a cartela primeiro. Pode -se ter mais der um ganhador.
OBS: O bingo pode ser usado em todas as séries , pois pode-se variar os conteúdos.
Elaborar perguntas apropriadas de acordo com o nível de cada série e do jogo.
Memória
Objetivo:
Desenvolver na criança a capacidade de memorização e de raciocínio rápido.
Material :
- cartolina;
- caneta hidrocor;
- tesoura.
Montando o Jogo:
Cortar as cartas do tamanho desejado e a quantidade conforme o número de aluno que irão formar grupos.
Colocar em uma das cartas a questão e em outra a resposta, e assim vai fazendo em quantos pares de cartas form necessário.
EX: Para jogar em duplas podem ser feito 10 pares de cartas, para jogar de trio pode se feito 15 pares de cartas, num grupo de quatro pessoas podem ser feito 20 paresde cartas...
Regras:
O aluno deve encontrar os pares de carta( pergunta e resposta correspondente). Vence o aluno que formar mais pares.
EX:
Atividades de caixinhas
Objetivo:
Aumentar a capacidade da criança, fazendo-a elaborar continhas, assim facilitando sua aprendizagem.
Material:
- caixinhas de fósforos,
- papel colorido,
folha de oficio.
Montando a atividade:
Serão precisas tantas caixinhas de fósforo quanto forem os grupos. O papel servirá para encapar as caixas. Dentro da caixa terá um número ou mais.
Realização:
Cada grupo ao receber sua caixinha, terá que elaborar continhas(incluindo as quatro operações) onde o resultado deve ser igual ao número estipulado na caixa. Ao elaborarem as contas deverão serem colocados dentro das caixas e devolvidas a professora, para a correção.
Obs: Essa atividade é indicada para a 2ª série, abordando o conteúdo das quatro operações.
Jogo dado
Material:
Cartolina e papel cartaz.
Montando o jogo:
Fazer um dado de cartolina pintado de coras diferentes cada lado e colocando números de 1 a 6.
Confeccionar 6 fichas com papel cartaz uma de cada cor ( só mente as cores do dado), cada ficha será dividida em 6 partes, cada parte contendo uma questão e um determinado número de 1 a 6.
EX:
Regras:
A turma será dividida em 6 grupos, cada grupo terá uma ficha será a cor que representará o grupo.
O professor jogará o dado se parar na cor verde e o número for 4 (exemplo), o grupo da cor verde via fazer a questão 4 da ficha. Assim o professor vai jogando o dado até todos os grupos participarem. É vencedor o grupo que acertar mais.
A turma será dividida em 6 grupos, cada grupo terá uma ficha será a cor que representará o grupo.
O professor jogará o dado se parar na cor verde e o número for 4 (exemplo), o grupo da cor verde via fazer a questão 4 da ficha. Assim o professor vai jogando o dado até todos os grupos participarem. É vencedor o grupo que acertar mais.
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