terça-feira, 10 de julho de 2012

Recreação: Jogos Moderados



O gato e o rato
Formação: ficar em círculo, de mãos dadas. Fora do círculo fica uma criança, que será o gato, e dentro fica a outra que será o ratinho.
Desenvolvimento: as crianças da roda irão girando, enquanto a criança que representa o gato inicia o dialogo:
- Seu ratinho está em casa?
- Não senhor.
- A que horas ele volta?
- As doze horas.
- Que horas são?
- Uma hora.
- Que horas são?
- Duas horas.
E assim sucessivamente até chegar a hora que as crianças determinaram para a volta do rato.A roda para de girar e o gato pergunta ás crianças do circulo:
- Seu ratinho já chegou?
- Sim senhor.
- Da licença para entrar?
- Sim senhor.
O gato começa a perseguir o rato tentando pega-lo. O jogo recomeça após terem sido escolhido duas crianças para serem o gato e o rato.


Bola Túnel
Formação: formar duas filas, com o mesmo número de elementos,que deverão permanecer em pé, um atrás do outro, com as pernas afastadas. Entrega uma bola ao primeiro jogador de cada coluna.
Desenvolvimento: a um sinal combinado, o primeiro jogador de cada grupo passa a bola entre as pernas, entregando-a ao colega que estiver atrás, e assim sucessivamente. Quando o último jogador estiver com a bola sai correndo e vai ocupar o lugar  á frente da coluna, repetindo a ação do primeiro jogador. O jogo continua, vindo sempre para a frente o último jogador da coluna, enquanto os demais recam. Será considerado vitorioso a equipe cujo o jogador inicial retornar, em primeiro lugar á posição primitiva.
Cestas de Frutas
Formação: as crianças em círculo, sentadas, cada uma tendo o nome de uma fruta. No centro uma em pé.
Desenvolvimento: a do centro de clara: " Vai passando um fruteiro que leva..." e menciona o nome de duas frutas, banana e laranja, por exemplo. As duas crianças que tem o nome dessas frutas trocam de lugar imediatamente, procurando aquela ocupar um dos lugares vagos.
Em vez de dizer o nome das duas frutas, a do centro pode gritar: "A cesta virou", todas as crianças mudam de lugar.
Fuga dos pássaros
Formação: formar um círculo; três ou quatro participantes(que serão os pássaros) ficam no interior do círculo.
Desenvolvimento: as crianças da roda giram, enquanto cantam uma música qualquer. Quando terminarem os pássaros procuram fugir, tentando sair do círculo. por de baixo dos braços de seus colegas, que por sua vez, tenta impedir a fuga dos pássaros.
O jogo recomeça com a escolha de outras crianças que imitaram os pássaros.
Coelhinho na Toca
Formação: os participantes formam uma grande grupo, divididos em trio; dois ficam de mãos dadas(formando a toca) e o terceiro fica no meio, representando o coelho. no centro fica duas ou mais crianças que serão os coelhinhos sem toca.
Desenvolvimento: a um sinal combinado, todos os coelhos mudam de toca, e as crianças que estão no centro da roda tentam ocupar os lugares vagos. Os que ficarem sem tocas irão para o centro, dando continuidade ao jogo.
Caçadores na selva
 Formação: três participantes fazem o papel do caçadores; os demais se dividem em grupos, que representaram um tipo de animal: grupo de tigre, grupo de girafas etc. Cada grupo de animal escolhe dois lugares afastado um do outro, para serem seus esconderijos.
 Desenvolvimento: a professora diz, por exemplo: - " Que venham os tigres!". E então, os jogadores que representam os tigres correm de um esconderijo para o outro, e os caçadores tentam pega-los. As crianças presas passam a ajudar os caçadores. O jogo precede com as chamadas de outros animais.
Corrida do Bastão
Formação: formar duas filas; o último participante de cada coluna recebe um bastão.
Desenvolvimento: a um sinal combinado, as duas crianças que recebem o bastão saem correndo pela esquerda, contornando a sua fileira, e voltam aos seus lugares, entregando o bastão ao seu colega da frente, que fará o mesmo. Os demais jogadores procedem da mesma forma, até o bastão chegar ao primeiro da fila. Vence a equipe que terminar primeiro.
Desvie das Garrafa
Formação: colocar vária garrafas vazias uma do lado da outra (o espaço delas podem ser maior ou menor  depende da habilidade dos participantes). Os jogadores formam duas filas, afastadas vários metros das garrafas.
Desenvolvimento: o primeiro jogador de cada coluna lança a bola, fazendo deslizar pelo chão, na direção do espaço existente entre a garrafas. A bola não poderá tocar e nem derrubar as garrafas; ela terá que ultrapassar as garrafas, passando pelo espaço entre uma e outra. O jogador que jogou a bola terá que pegar ela e dar ao outro jogador de sua fila, assim sucessivamente. Vence a equipe que cujo os jogadores derrubaram o menos número de garrafas.
Desviar da Bola
Formação: os participantes de pé, formam um circulo com exceção de um que vai para o centro. Entregar uma bola de meia a um dos jogadores do circulo.
Desenvolvimento: dado o sinal do inicio, o jogador que está de posse da bola lança-a em direção ao que está no centro, tentando atingir suas pernas ou pés. Este deve desviar-se da bola, fazendo o possível para não atingi-lo. O participante que a tirou a bola , caso não acerte, passa para o companheiro do lado, que fará sua tentativa. Aquele que acertar vai para o interior do círculo, e o jogador do centro toma o lugar na roda.
Empreste-me sua Casinha
Formação: crianças formando uma grande roda, cada um dentro de um pequeno círculo riscado no chão. Um jogador no centro da roda.:
Desenvolvimento: A criança diz: "Empreste-me sua casinha?". As crianças respondem: "Pois não". A seguir todos trocam de círculo, enquanto o do centro também procura uma casinha para si. O que ficar sem círculo irá para o centro reiniciar a brincadeira
.

Um comentário:

  1. olá consegue me enviar por e-mail pois da ficando em vermelho.. obrigado Ita.kelly.silva@gmail.com

    ResponderExcluir