sábado, 16 de junho de 2012

Projeto de Leitura




Tema Central: leitura.
Período de construção: é o tempo que você vai planejar o projeto.
Tempo de execução: é o tempo que vai vai ser executado o projeto.
Justificativa: será falado sobre a importância do projeto.
A leitura é muito importante para o desenvolvimento oral e escrito. Ao estimular no aluno o hábito de ler proporcionaremos a ampliação dos seus conhecimentos, o enriquecimento de seu vocabulário, o incentivo à pesquisa, além de sempre estar atualizado para conversar e debater qualquer tipo de assunto, expondo duas ideias e criticas e o respeito à diversidade.
Objetivo Geral: oportunizar momento de leitura, desenvolvimento da imaginação e a criação de conhecimentos atualizados para o enriquecimento de vocabulário.
Atividade de Execução: é o cronograma do projeto. Vou dar um exemplo:
23/04/09 -  Será contada a história “Homero” e explicada a importância da hora do conto. Os alunos irão fazer o cantinho da leitura.
24/04/09 -  Será apresentado um livro  infantil da Autora Gerusa Rodrigues Pinto. Após a leitura será explicada a importância de uma boa leitura. Após a explicação os alunos irão dramatizar alguns livros da autora.
29/04/09 -  Será contada a história “Tinoca Minhoca” de Marô Barbiere. Após a historia os alunos irão dar  um final diferente para a mesma e confeccionarão um álbum sanfonado.
30/04/09 -  Será contado um poema de Maria Dinorah, ” O pirulito”, em um recurso diferente. Após a história os alunos irão criar um poema.
A educadora irá explicar como se faz um poema.
07/05/09 -  Será mostrada uma história em quadrinhos e explicado como se faz.
Os alunos terão que criar uma.
08/05/09 -  Será mostrado um livro diferente de Eva Furnari, os alunos terão que criar uma história com as imagens.
14/05/09  -  Será contada uma história de Ziraldo. Após a história os alunos irão escolher autores da literatura infantil para criar um livro diferente.
15/05/09  -  Serão feitas as ilustrações dos  livros.
Os alunos receberão uma palestrante.
21/05/09  -  Serão apresentados os livros diferentes e os alunos começarão a escrever suas história para o livro da turma.
22/05/09  -  Os alunos irão entregar as história para correção e começarão a as ilustrações do livro.
28/05/09  -  Serão entregues as ilustrações e as histórias para a professora e será feita a escolha de uma história para fazer um livro diferente para entregar para a diretora.
29/05/09  -  Será feito o livro diferente para a diretora.
04/05/09  -  Os alunos irão assistir a uma peça de teatro.
05/06/09  -  Os alunos irão fazer uma peça de teatro.
10/06/09  -  Culminância. O lançamento do livro da turma, tarde de autógrafos e exposição dos trabalhos feitos por eles.
Procedimentos:  individual, grupal, dialogada, debate, dramatização artística e musical.
Recursos: varal, livros diferentes, cineminha, rádio e teatro.
Culminância: Acontecerá no dia 10/06/09 à tarde, na sala de eventos da escola.
Serão convidados a equipe diretiva, professores, alunos responsáveis a sessão de autógrafos e exposições dos livros e logo acontecerá um coquetel, onde os alunos receberão um livro com as 26 histórias escritas e ilustradas pela turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário