quinta-feira, 12 de julho de 2012

Jogos de Calmos







Você conhece o Joãozinho?
Formação: Alunos em fileiras, no máximo dez alunos, o professor estará á frente demonstrando os gestos.
Desenvolvimento: O professor, á frente de todos os alunos perguntará "Vocês conhecem o Joãozinho?", e os alunos respondem que sim, aquele que faz assim (imitando o gesto feito pelo professor) e assim por diante. Os gestos são: 1º mão esquerda no nariz, 2º mão direita na cabeça; 3º ajoelha a perna esquerda; 4º o professor  também ajoelha-se colocando-se ao lado dos alunos e diz: inclinem o tronco para a direita e ao mesmo tempo empurra-os fazendo com que os da fileira caiam.
Nariz, Nariz, Nariz
Formação: Duas fileiras frente a frente
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o capitão da fileira escolhido pelo grupo dirá: Nariz, nariz, nariz e na quarta (4) alguma coisa que não seja a boca ( a orelha por exemplo). Enquanto isto, os adversários devem indicar em si mesmo as partes nomeadas e não o que o capitão mostra tentando confundi-los. Após inverte-se: o capitão da outra fileira (equipe) é que comanda.
Jogo dos Sinais
Formação: Em fileira, de mãos para trás.
Desenvolvimento: Ao sinal, os alunos mostram com a mão direita o gesto convencionado e  sinal e  escolhido pelo aluno. O primeiro aluno da fileira fica em evidência, mostra o seu sinal e conta os sinais  iguais ao seu, após dirige-se ao final da fileira. Vence o sinal mais forte, em que os alunos obtiveram maior número de sinais iguais.
Sinais Convencionadas: 
Soco: mão fechada em forma de soco;
Palma: palma da mão voltada para cima;
Tesoura: imitando uma tesoura, abrir e fechar o dedo indicador.
Quem está diferente?
Formação: formar um círculo, um participante fica fora da roda, com os olhos vendados.
Desenvolvimento: todas as crianças adotam a mesma posição, menos uma que permanece diferente das demais. A um sinal, o jogador retira a venda e procura encontrar, no círculo, quem apresenta uma posição diferente das demais. Inicialmente, a posição da criança diferente deve ser de fácil reconhecimento, mas depois a dificuldade é aumentada.
O caçador e os três coelhinhos
Formação: Sentadas, formando uma roda, as crianças representam cada uma um coelho. O professor é o caçador.
Desenvolvimento: O caçador, no meio da roda, aponta o dedo com o braço estendido e pum!, dispara o tiro em direção a um coelho da roda. Este resguarda-se cobrindo o rosto com as mãos. O coelho da direita e o da esquerda, atingidos pelo tiro, imediatamente levantam as orelhas, colocando as mãos abertas á altura das orelhas.
O coelho que não agir no momento oportuno ou que se enganar, perderá um ponto.
Bom dia
Formação: ficar em círculo, de mãos dadas. No interior da roda fica um jogador com os olhos vendados.
Desenvolvimento: o círculo gira para a direita ou para a esquerda.Quando o jogador do centro fizer o sinal combinado (bater palmas, o pé no chão etc), o círculo para.
O jogador do centro aponta para o círculo e a criança que estiver na direção apontada dirá: - "Bom dia". A criança do centro tenta reconhecer, pela voz, seu colega, dizendo-lhe o nome. Caso erre, terá a oportunidade de apresentar mais dois nomes. Se errar, será eliminada do jogo; se acertar vai para a roda, substituindo a criança apontada que vai para o centro.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Recreação: Jogos Moderados



O gato e o rato
Formação: ficar em círculo, de mãos dadas. Fora do círculo fica uma criança, que será o gato, e dentro fica a outra que será o ratinho.
Desenvolvimento: as crianças da roda irão girando, enquanto a criança que representa o gato inicia o dialogo:
- Seu ratinho está em casa?
- Não senhor.
- A que horas ele volta?
- As doze horas.
- Que horas são?
- Uma hora.
- Que horas são?
- Duas horas.
E assim sucessivamente até chegar a hora que as crianças determinaram para a volta do rato.A roda para de girar e o gato pergunta ás crianças do circulo:
- Seu ratinho já chegou?
- Sim senhor.
- Da licença para entrar?
- Sim senhor.
O gato começa a perseguir o rato tentando pega-lo. O jogo recomeça após terem sido escolhido duas crianças para serem o gato e o rato.


Bola Túnel
Formação: formar duas filas, com o mesmo número de elementos,que deverão permanecer em pé, um atrás do outro, com as pernas afastadas. Entrega uma bola ao primeiro jogador de cada coluna.
Desenvolvimento: a um sinal combinado, o primeiro jogador de cada grupo passa a bola entre as pernas, entregando-a ao colega que estiver atrás, e assim sucessivamente. Quando o último jogador estiver com a bola sai correndo e vai ocupar o lugar  á frente da coluna, repetindo a ação do primeiro jogador. O jogo continua, vindo sempre para a frente o último jogador da coluna, enquanto os demais recam. Será considerado vitorioso a equipe cujo o jogador inicial retornar, em primeiro lugar á posição primitiva.
Cestas de Frutas
Formação: as crianças em círculo, sentadas, cada uma tendo o nome de uma fruta. No centro uma em pé.
Desenvolvimento: a do centro de clara: " Vai passando um fruteiro que leva..." e menciona o nome de duas frutas, banana e laranja, por exemplo. As duas crianças que tem o nome dessas frutas trocam de lugar imediatamente, procurando aquela ocupar um dos lugares vagos.
Em vez de dizer o nome das duas frutas, a do centro pode gritar: "A cesta virou", todas as crianças mudam de lugar.
Fuga dos pássaros
Formação: formar um círculo; três ou quatro participantes(que serão os pássaros) ficam no interior do círculo.
Desenvolvimento: as crianças da roda giram, enquanto cantam uma música qualquer. Quando terminarem os pássaros procuram fugir, tentando sair do círculo. por de baixo dos braços de seus colegas, que por sua vez, tenta impedir a fuga dos pássaros.
O jogo recomeça com a escolha de outras crianças que imitaram os pássaros.
Coelhinho na Toca
Formação: os participantes formam uma grande grupo, divididos em trio; dois ficam de mãos dadas(formando a toca) e o terceiro fica no meio, representando o coelho. no centro fica duas ou mais crianças que serão os coelhinhos sem toca.
Desenvolvimento: a um sinal combinado, todos os coelhos mudam de toca, e as crianças que estão no centro da roda tentam ocupar os lugares vagos. Os que ficarem sem tocas irão para o centro, dando continuidade ao jogo.
Caçadores na selva
 Formação: três participantes fazem o papel do caçadores; os demais se dividem em grupos, que representaram um tipo de animal: grupo de tigre, grupo de girafas etc. Cada grupo de animal escolhe dois lugares afastado um do outro, para serem seus esconderijos.
 Desenvolvimento: a professora diz, por exemplo: - " Que venham os tigres!". E então, os jogadores que representam os tigres correm de um esconderijo para o outro, e os caçadores tentam pega-los. As crianças presas passam a ajudar os caçadores. O jogo precede com as chamadas de outros animais.
Corrida do Bastão
Formação: formar duas filas; o último participante de cada coluna recebe um bastão.
Desenvolvimento: a um sinal combinado, as duas crianças que recebem o bastão saem correndo pela esquerda, contornando a sua fileira, e voltam aos seus lugares, entregando o bastão ao seu colega da frente, que fará o mesmo. Os demais jogadores procedem da mesma forma, até o bastão chegar ao primeiro da fila. Vence a equipe que terminar primeiro.
Desvie das Garrafa
Formação: colocar vária garrafas vazias uma do lado da outra (o espaço delas podem ser maior ou menor  depende da habilidade dos participantes). Os jogadores formam duas filas, afastadas vários metros das garrafas.
Desenvolvimento: o primeiro jogador de cada coluna lança a bola, fazendo deslizar pelo chão, na direção do espaço existente entre a garrafas. A bola não poderá tocar e nem derrubar as garrafas; ela terá que ultrapassar as garrafas, passando pelo espaço entre uma e outra. O jogador que jogou a bola terá que pegar ela e dar ao outro jogador de sua fila, assim sucessivamente. Vence a equipe que cujo os jogadores derrubaram o menos número de garrafas.
Desviar da Bola
Formação: os participantes de pé, formam um circulo com exceção de um que vai para o centro. Entregar uma bola de meia a um dos jogadores do circulo.
Desenvolvimento: dado o sinal do inicio, o jogador que está de posse da bola lança-a em direção ao que está no centro, tentando atingir suas pernas ou pés. Este deve desviar-se da bola, fazendo o possível para não atingi-lo. O participante que a tirou a bola , caso não acerte, passa para o companheiro do lado, que fará sua tentativa. Aquele que acertar vai para o interior do círculo, e o jogador do centro toma o lugar na roda.
Empreste-me sua Casinha
Formação: crianças formando uma grande roda, cada um dentro de um pequeno círculo riscado no chão. Um jogador no centro da roda.:
Desenvolvimento: A criança diz: "Empreste-me sua casinha?". As crianças respondem: "Pois não". A seguir todos trocam de círculo, enquanto o do centro também procura uma casinha para si. O que ficar sem círculo irá para o centro reiniciar a brincadeira
.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Plano de Aula Cores


Objetivo: diferenciar as cores primárias das secundárias e quentes e frias.
A cor faz parte da vida das pessoas. Se abrirmos os nossos olhos vimos elas por todo o lado: rosa da  flor, amarelo do sol, azul do mar, enfim, estão por todos os lados.
A cor atrai a atenção, destaca detalhes, além de proporcionar um toque especial.
Cores Primárias
Cores primárias são cores puras, sem mistura. É através das cores primárias que se formam todas as cores.
As cores primária são: vermelho, amarelo e azul.


Cores Secundárias
As cores secundárias são aquelas formadas pela combinação de duas cores primárias.
As cores secundárias são:
Alaranjado = combinação de vermelho com amarelo.
Verde = combinação de amarelo com azul.
Violeta ou Roxo = combinação de vermelho com azul.


Cores Terciárias
As cores terciárias são aquelas formadas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária.
As cores terciárias são:
Vermelho-alaranjado = combinação do vermelho+laranja
Amarelo-alaranjado = combinação do amarelo+alaranja
Azul-esverdeado = combinação do verde+azul
Azul-arroxeado = combinação do azul+roxo
Vermelho-arroxeado = combinação do roxo+vermelho
Cores Neutras
São cores que combinam com qualquer cor. As cores neutras são o preto, o branco e o cinza.
Cores Quentes e Cores Frias
As cores possuem seus valores de luminosidade.
Algumas são muito mais alegres, mais vivas, que classificamos de cores quentes.
Cores frias são mais escuras e tristes, transmitem a calma, o frio, a sombra.
As cores quentes são derivadas do vermelho e as frias do azul.
A cor amarelo é equilibrada.
Os tons de roxo podem ser classificados como quentes ou frios, pois apresentam tanto o azul como o vermelho.




Projeto de Teatro




Tema Central: Peça de Teatro
Tempo de Construção: 2 dias
Tempo de Execução: depende da educadora, se quiser acrescentar mais atividades.
Dados de identificação:
- Nome
- Turma
- Série
- Professora
Justificativa:
A peça teatral vai ajudar no desenvolvimento da expressão do aluno, para que ele tenha sua criatividade.
Objetivo:
Motivar no aluno a criatividade e desenvolvimento da expressão criadora.
Execução:
- Dialogo sobre o teatro;
- Apresentação de alguma peça (levar o aluno para assistir uma);
- Escolha dos grupos e da peça que vão fazer e atuar;
- Confecção do cenário;
- Apresentação do texto pronto
Conteúdos:
- Expressão oral;
- Coleguismo;
- Criatividade;
Técnicas:
- Dialogada;
- Expositiva;
- Individual;
- Grupal.
Recursos:
- MUC;
- Tecidos;
- Materiais recicláveis.
Dicas de Histórias para o teatro:
O Grande Rabanete, A Casa Sonolenta e Cadê Meu Travesseiro.
Essas histórias estão na postagem de "histórias infantis"

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dia do Amigo

Objetivos: 
Cultivar as amizades.
Cultivar os bons hábitos de convivência e amor.
Atividades:



4º atividade: A educadora pode interagir com outras turmas, construindo um correio da amizade onde as turmas poderão trocar mensagens ou cartões.
5º atividade: As educadoras podem também fazer atividades de recreação para as turmas interagirem umas com as outras.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Dia das Avós

É importante que as crianças conheçam as brincadeiras, músicas e brinquedos antigas, resgatando as tradições e culturas de suas avós.
Objetivos:
Resgatar brincadeiras, músicas e brinquedos antigos.
Proporcionar as avós um dia descontraído.
Demonstrar carinho, amor e respeito.

Desenvolvimento:
- Pedir para as crianças confeccionarem um convite.
- Pedir para as vós trazerem no dia do chá jogos, brinquedos e músicas.
- Confecção de brinquedos como, peteca e três Marias.
- Culinária da vovó.
Convite
Mascara da vovó


Construção de brinquedos:

As três marias
Pode sem confeccionadas com restos de tecidos, arroz e cola.
Atividades Extras.

Dicas de Brincadeiras
- Passa anel;
- Amarelinha;
- Esconde- esconde;
- Escravos de Jó, etc.

Culinária
Beijinho da vovó
Ingredientes:
1 leite de coco
Leite em ninho em pó
Açúcar


Dicas de livros
Essa dica é boa para a educadora adaptar para a idade: As crianças menores podem confeccionar com TNT com seus desenhos( desenhos que mostre carinho pela vó e até momentos que marcaram).

Minhas crianças escolheram essa história para apresentar no dia do chá. Essa história está nas postagem de histórias.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dia do Índio


Aividade Inicial:
Será contada a história “A Indiazinha Unaí” com o auxílio do avental transparentemente.
A Indiazinha Unaí
Unaí nasceu lá no meio da floresta, no tempo em que só existia mato.
A menina corria, pulava, nadava como um peixinho…  ela morava numa oca. É esse o nome dado às casas do índios.
Comia frutas, peixes e tudo que a natureza podia dar, era feliz. Unaí e todas as crianças da aldeias aprendiam com os mais velhos os afazeres e as tarefas, como fazer potes de barro, tecer redes, escolher frutas para comer e moer mandioca para fazer farinha.
À noite, o céu ficava muito estrelado. Era lindo! A menina cedia ao sono, se deitava numa rede tecida por ela e sua mãe.
Quando amanhecia o dia, o dia era maravilhoso! Aquele monte de pássaros cantando ao mesmo tempo, o cheiro de mato, calor do sol que ia aquecendo tudo devagarinho… e lá ia Unaí para mais um dia de alegria.

Desenvolvimento:
1º atividade: Faça uma maquete com os alunos.

2º atividade:
3º atividade:
4º atividade:

5º atividade:
6º atividade:
7º atividade:

8º atividade:
9º atividade:

10º atividade:


11º atividade:


12º atividade:


13º atividade:


14º atividade:
15º atividade

Atividade Final: Pedir para as crianças em dupla contarem uma história com os dedoches.


Bibliografia: Datas Comemorativas, Maneira Lúdica de Ensinar,Dia- a- dia do Professor e Revista Projetos Escolares.

Plano de Aula Descobrimento do Brasil

Atividade Inicial: Com o auxilio do cineminha ou do varal conte a história do Descobrimento do Brasil.





Desenvolvimento:

1º atividade: A educadora ira pedir para as crianças montarem um álbum sobre a história. 











2º atividade: 



3º atividade:




4º atividade:


Atividade Final:


Bibliografia: Datas Comemorativas, Maneira Lúdica de Ensinar e Dia- a- dia do Professor.