quinta-feira, 12 de julho de 2012

Jogos de Calmos







Você conhece o Joãozinho?
Formação: Alunos em fileiras, no máximo dez alunos, o professor estará á frente demonstrando os gestos.
Desenvolvimento: O professor, á frente de todos os alunos perguntará "Vocês conhecem o Joãozinho?", e os alunos respondem que sim, aquele que faz assim (imitando o gesto feito pelo professor) e assim por diante. Os gestos são: 1º mão esquerda no nariz, 2º mão direita na cabeça; 3º ajoelha a perna esquerda; 4º o professor  também ajoelha-se colocando-se ao lado dos alunos e diz: inclinem o tronco para a direita e ao mesmo tempo empurra-os fazendo com que os da fileira caiam.
Nariz, Nariz, Nariz
Formação: Duas fileiras frente a frente
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o capitão da fileira escolhido pelo grupo dirá: Nariz, nariz, nariz e na quarta (4) alguma coisa que não seja a boca ( a orelha por exemplo). Enquanto isto, os adversários devem indicar em si mesmo as partes nomeadas e não o que o capitão mostra tentando confundi-los. Após inverte-se: o capitão da outra fileira (equipe) é que comanda.
Jogo dos Sinais
Formação: Em fileira, de mãos para trás.
Desenvolvimento: Ao sinal, os alunos mostram com a mão direita o gesto convencionado e  sinal e  escolhido pelo aluno. O primeiro aluno da fileira fica em evidência, mostra o seu sinal e conta os sinais  iguais ao seu, após dirige-se ao final da fileira. Vence o sinal mais forte, em que os alunos obtiveram maior número de sinais iguais.
Sinais Convencionadas: 
Soco: mão fechada em forma de soco;
Palma: palma da mão voltada para cima;
Tesoura: imitando uma tesoura, abrir e fechar o dedo indicador.
Quem está diferente?
Formação: formar um círculo, um participante fica fora da roda, com os olhos vendados.
Desenvolvimento: todas as crianças adotam a mesma posição, menos uma que permanece diferente das demais. A um sinal, o jogador retira a venda e procura encontrar, no círculo, quem apresenta uma posição diferente das demais. Inicialmente, a posição da criança diferente deve ser de fácil reconhecimento, mas depois a dificuldade é aumentada.
O caçador e os três coelhinhos
Formação: Sentadas, formando uma roda, as crianças representam cada uma um coelho. O professor é o caçador.
Desenvolvimento: O caçador, no meio da roda, aponta o dedo com o braço estendido e pum!, dispara o tiro em direção a um coelho da roda. Este resguarda-se cobrindo o rosto com as mãos. O coelho da direita e o da esquerda, atingidos pelo tiro, imediatamente levantam as orelhas, colocando as mãos abertas á altura das orelhas.
O coelho que não agir no momento oportuno ou que se enganar, perderá um ponto.
Bom dia
Formação: ficar em círculo, de mãos dadas. No interior da roda fica um jogador com os olhos vendados.
Desenvolvimento: o círculo gira para a direita ou para a esquerda.Quando o jogador do centro fizer o sinal combinado (bater palmas, o pé no chão etc), o círculo para.
O jogador do centro aponta para o círculo e a criança que estiver na direção apontada dirá: - "Bom dia". A criança do centro tenta reconhecer, pela voz, seu colega, dizendo-lhe o nome. Caso erre, terá a oportunidade de apresentar mais dois nomes. Se errar, será eliminada do jogo; se acertar vai para a roda, substituindo a criança apontada que vai para o centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário